quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Enquanto houver Esperanza haverá felicidade... e Jazz!


Há aproximadamente 2 anos, eu andava por prateleiras de CDs de uma das nossas grandes lojas da categoria. Avistei um que tinha uma menina bem bonita na capa, mas logo fiz a associação: deve ser mais uma dessas "Hanna-Montanas" da vida. Nem me dei ao trabalho de conferir. Devolvi à prateleira e continuei meu caminho. Alguns meses depois, a fim de me livrar de alguns preconceitos, resolvi escutar algumas produções "enlatadas" dos EUA e, rapidamente, baixei o CD da menina bonita.

Encantamento imediato!
Foi um misto de raiva e orgulho. Raiva por não ter ouvido aquilo antes e orgulho por ter ouvido antes da maioria dos meus amigos, também fiéis à boa música.

Sem mais rodeios, falo de Esperanza Spalding e seu delicioso álbum "Esperanza", lançado em 2008. Sinceramente, não há muito o que falar dessa genial artista. Não sei se é possível classificá-la, mas vou tentar. O básico é que, aos 20 anos, tornou-se a mais nova membro do corpo de instrutores da Berklee College of Music, instituição que é referência mundial no ensino de música. E quando falo a mais nova, não me refiro à mais recente contratação, e sim à mais jovem contratada, da história da Berklee. Baixista, Compositora e CANTORA, com letra maiúscula mesmo, a menina prodígio chama atenção, num primeiro momento, por sua beleza, mas o encanto se agrava ainda mais quando se ouve o que ela faz.
Vamos ao CD, vamos lá!
Primeira faixa, a melhor. "Ponta de Areia", de Milton Nascimento, com o melhor arranjo que já ouvi, soando um Jazz gostoso demais e com um sotaquezinho charmosíssimo. Mas essa não é a única música em português do álbum. Ela ainda canta "Samba em Prelúdio" com mais sotaque ainda. Esperanza canta também em espanhol a belíssima "CuerpoyAlma (Body&Soul)".
As outras 9 faixas se dividem em canções instrumentais e outras no mais perfeito inglês.
Se for possível opinar sobre as melhores faixas, eu recomendaria "Espera" e "Precious" (a 7, como eu a chamo), além das citadas anteriormente.
Tracklist:
1. Ponta De Areia
2. I Know You Know
3. Fall In
4. I Adore You
5. Cuerpoyalma ( Body & Soul )
6. She Got You
7. Precious
8. Mela
9. Love In Time
10. Espera
11. If That's True
12. Samba Em Prelude
Espero que gostem bastante desse álbum, pois desde o primeiro dia que o ouvi, nunca mais eu deixei de escutar, pelo menos, uma música dele por dia. Isso quando não escuto ele de cabo a rabo.

Clique no link abaixo e baixe grátis essa obra de arte

3 comentários: