domingo, 29 de agosto de 2010

Dando a Elza: 50 anos de uma relíquia.





Há vezes em que tenho a nítida impressão de que a profusão tecnológica vai acabar com o culto ao talento. Reconheço o exagero, mas o fato é que, hoje, não se grava mais um álbum com a sonoridade, a riqueza e a fartura de instrumentos de antigamente. Hoje postaremos um disco que deixa essa sensação muito mais que evidente.

Completando "bodas de ouro", "Se Acaso Você Chegasse", o grandioso álbum de lançamento da maravilhosa Elza Soares, lançado em 1960, é um dos trabalhos que não se deve deixar de ouvir e, se possível, admirar. O CD bate no ouvido como algo atual, principalmente pelo fato de haver nele canções como "Se Acaso você Chegasse", que lhe dá o nome, e "Mulata Assanhada". Ambas as músicas são de conhecimento do grande público e (quase) todo mundo sabe cantá-las.
Mas se não souber cantar não tem problema, porque decorar letra não é o caso. O negócio é sentir a vibração da magnífica voz da mulher que balançou o coração do saudoso craque das pernas tortas, Garrincha.

Nas canções, arranjos fabulosos, letras muito bem escritas e interpretação incrível, sem as já conhecidas presepadas vocais que Elza Soares tem o hábito de fazer. É samba profissional com cara de Big Band, já que o naipe de metais não deixa ninguém parado. Esse é um daqueles discos que se ouve de pé, pois não dá pra ficar só ouvindo, mesmo quando Elza pisa no freio.
É algo que se ouve pulando, andando, correndo, mas sempre dançando.

É tão dançante e envolvente que fica difícil achar algo que se destaque, já que destaque, nesse caso, é o álbum. Mas vamos tentar.
"Samba em Copa", "Cartão de Visita" e "Contas" são algumas que, particularmente, são ótimas pra dançar e pra rir, ou chorar (vai saber). Mas o melhor é que todas, eu disse todas, são ótimas.

Tracklist:

01. Se acaso você chegasse (Felisberto Martins, Lupicínio Rodrigues)
02. Casa de turfista... cavalo de pau (Hianto de Almeida, Macedo Netto)
03. Mulata assanhada (Ataulfo Alves)
05. Samba em Copa (Cyro Monteiro)
06. Dedo duro (Carlito, Zeca do Pandeiro)
07. Teleco téco nº 2 (Oldemar Magalhães, Nelsinho)
08. Contas (Amâncio Cardoso)
09. Sal e pimenta (Newton Ramalho, Nazareno de Brito)
10. Cartão de visita (Edgardo Luiz, Nilton Pereira de Castro)
11. Nego tú... nego vós... nego você (Macedo Neto, Hianto de Almeida)
12. Não quero mais (Julio Hungria, Astor)

Está aí um dos mais coerentes álbuns que já escutei.

Espero que aproveitem bastante esse "novo" disco

Clique no link abaixo e baixe grátis o álbum.

Um comentário: