quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Álbum de carreira com cara de coletânea... ou colêtânea com cara de álbum de carreira?




N'outro dia eu estava procurando um CD antigo pra escutar. Mas tinha que ser algo que fosse bem legal e que me soasse como uma bela novidade. E não foi que eu achei?!
O artista eu já conhecia, e bastante. Ele dispensa qualquer tipo de apresentação. Jorge Ben (como eu prefiro chamá-lo) parece, ou parecia, ter um dom especial de lançar álbuns com cara de coletânea de melhores músicas. Não sei bem se é pelo fato de ter muitos anos de estrada, 47 exatamente, mas tudo que se houve do rapaz parece muito familiar aos ouvidos de qualquer amante da música, seja ela "cult" ou pop.
E o álbum que escolhemos pra hoje não foge a essa regra. Lançado em 1976, África Brasil, lançado em 1976, Abre os trabalhos, já na primeira faixa, com "Ponta de Lança Africano (Umbabaraúma)", um clássico de qualquer trilha sonora de reportagens e documentários sobre futebol. E o esporte preferido dos brasileiros é recorrente na obra do querido Jorge Ben. Tanto é que nesse álbum há mais uma canção que se refere a esse universo, mas especificamente à alegria de se ter um ótimo camisa 10 representando o clube da Gávea. Pra quem não entende das sutilezas do futebol, principalmente da arte, nós esclarecemos que obviamente, trata-se do memorável Galinho de Quintino: O Zico.
O CD traz, em uma das faixas, uma linda canção feita especialmente para o filme Xica da Silva, do diretor Carlos (Cacá) Diegues, composta como uma exaltação à "escrava-rainha". Esse "disco" se manifesta também em outras temáticas muito bem executadas, é lógico.

Apesar de algumas músicas já terem sido citadas, não posso deixar de indicar as canções "A princesa e o Plebeu" e "O Filósofo", mas a verdade é que todas são maravilhosas.

Tracklist:
01. Ponta de lança africano (Umbabarauma)
02. Hermes Trimegistro escreveu
03. O filósofo
04. Meus filhos, meu tesouro
05. A princesa e o plebeu (O plebeu)
06. Taj Mahal
07. Xica da Silva
08. A história de Jorge
09. Camisa 10 da Gávea
10. Cavaleiro do cavalo imaculado
11. África Brasil (Zumbi)
Agora é só ouvir e aproveitar.
Clique no link abaixo para baixar grátis o álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário