domingo, 22 de agosto de 2010

O Samba também tem vez.



Há dias em que só a intensidade ajuda a segurar a onda, não é verdade? E é nessa "onda" que embarcamos para falar de uma paulistana que tem uma voz mais do que intensa. Trata-se de Fabiana Cozza, 34 anos, 13 de carreira, e um disco que não sei ainda se posso classificar como samba. Mas como a intenção não é classificar, vamos dizer que é um álbum com influências pra lá de africanas.

Uma coisa é certa: ela é uma das mais importantes intérpretes da música brasileira da atualidade. Conforme descrito em sua página, "atuou em musicais com temática brasileira no início da vida artística, aprimorando sua expressão cênica e interpretação, qualidades que saltam aos olhos de qualquer expectador".

No ano de 2007 nasceu o delicioso álbum que comentaremos hoje. “Quando o céu clarear”, traz músicas ligadas ao folclore afro-brasileiro e do universo do samba, mas não se limita ao "feijão com arroz" dos álbuns de samba conhecidos do grande público. O CD apresenta arranjos elaboradíssimos preenchidos de atabaques e piano. O nome do álbum vem da canção homônima, composta pelo requisitado compositor Roque Ferreira, que exalta as entidades religiosas afro-brasileiras, com toda a positividade cabível.

Há muitas músicas ótimas, como sempre, mas eu gostaria de destacar a faixa "Doces Recordações", lindíssima canção romântica de D. Ivone Lara que conta com a participação especial e necessária de Délcio Carvalho. E não há economia quando se fala de nomes importantes do mundo do samba, pois a canção "Tendência" (Jorge Aragão) também elenca o álbum.


O que mais me chamou a atenção nesse álbum foi a escolha de repertório. Perfeita, diga-se de passagem. Mas o que a trouxe ao O Bom Disco foi a versão final de uma canção que, acreditava eu, não teria melhor intérprete do que Elis Regina. Fico muito feliz em dizer que Fabiana Cozza superou, e em grande estilo. A música é "Canto de Ossanha", do poetinha Vinícius de Moraes. A música inicia com atabaques muito bem tocados e vai ganhando cada vez mais força e instrumentos a cada estrofe, terminando com um belo solo de trumpete.


O que fica claro é que poder de interpretação não falta à nossa cantora.



Tracklist:

01. Incensa
02. Mestre-Sala
03. Doces Recordações
04. Parte
05. Novo Viver
06. Quando o Céu Clarear
07. Saudação para Iemanjá
08. Agradecer e Abraçar
09. Xangô te Xinga
10. Não Sai de Mim
11. Tendência
12. Pela Sombra
13. Ponto de Nanã
14. Canto de Ossanha
15. Nação


Espero que todos gostem e apreciem esse CD que me parece muito melhor do que alguns que são recorde de vendas.


Clique no link abaixo para baixar grátis o álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário