domingo, 6 de junho de 2010

Nem Samba, nem Jazz... Assim foi o primeiro álbum de estréia de Jorge Ben Jor que é considerado um divisor de águas na música brasileira.





Para estreiar em alto estilo O Bom Disco iremos falar de um dos nomes mais importantes para a música brasileira e de algum âmbito, mundial. Estamos falando de um homem que leva a integração Brasil/África ao pé da letra, com sambinhas cadenciados por um ritmo próprio; Jorge Ben Jor. O Brasil agradece muito pelas suas composições e pela sua mão direita ritmada ao tocar violão.

Seu primeiro disco, “Samba Esquema Novo”, foi em 1963, isso mesmo, 1963. Muitas pessoas nem sonhavam ainda em nascer e já estava sendo gravado um dos divisores de águas na história da MPB/SAMBA/JAZZ. “Samba Esquema Novo” não é um disco de Samba, Jazz e nem mesmo um disco de Bossa Nova, seu nome já diz tudo; ele foi um novo esquema musical. Os arranjos de metais não são por acaso, pois contam com a mini orquestra de jazz de J.T. Meirelles e os Copa 5, por isso algumas vezes o álbuns soa mais Jazz que samba, no entanto o violão de Ben traz o disco para um ambiente mais Samba do que Jazz.

Então vamos a escalação das faixas: 1-Mas, que nada! / 2- Tim, dom, dom / 3- Balança Pema / 4-Vem, Morena , vem / 5- Chove, chuva / 6- E ao sambar / 7- Rosa, menina rosa / 8-Quero esquecer você / 9-Uala. Ualala / 10-A Tamba / 11- Menina bonita não chora / 12-Por causa de você , menina.

Todas as faixas são de autorias de Ben, exceto “Tim, dom, dom” que tem como autor João Mello, compositor da década de 60. Jorge Ben não possui problema de dicção, não estranhe quando ouvir “voXê por mim não chora, mas eu choro por voXê”, foi uma forma carinhosa e bonita que Ben usou para homenagear uma menina de três anos que era sua fã e que pediu: “ Aquela música , voXê canta pra mim?”.

Deguste, fique a vontade ouvindo o verdadeiro samba/jazz de Jorge Ben acompanhado pela orquestra de JT. Meirelles e os Copa 5.

Clique aqui para baixar o disco totalmente grátis. http://rs38.rapidshare.com/files/97298775/Jorge_Ben_-_Samba_Esquema_Novo.rar

2 comentários: