terça-feira, 8 de junho de 2010

O discurso certo, diluído em uma sonoridade ímpar... Eis o que nos oferece o "Radio Retaliation"


É impressionante o que a vontade, o compromisso político e a competência são capazes de nos proporcionar. Sabe aqueles dias em que você precisa escutar algo relaxante, gostoso de ouvir, mas que não deixe de ser dançante e instigante? Pois é. Existe um álbum que pode fazer isso por você, e ele se chama “Radio Retaliation” da dupla Rob Garza e Eric Hilton, produtores musicais do The Thievery Corporation.

O álbum, lançado no final de 2008, soa como aquela música bacana que estava tocando naquele bar descolado que você foi (ou precisa ir) num dia desses. Sim, mas o projeto não fica por aí. Além de canções perfeitas pra embalar os corpos e ouvidos mais exigentes, o cd oferece momentos de reflexão através de suas letras com mensagem positivas, em vários idiomas, como a canção “Hare Krishna”, cantada pelo brasileiro Seu Jorge, além de “El Pueblo Unido” que tem uma mensagem mais política com cara de América Central. O projeto desse CD conta com a colaboração de vários nomes da boa música internacional, tais como o nigeriano Femi Kuti, o cantor e violonista Seu Jorge, a indiana citarista, e virtuosíssima, Anushka Shankar, a cantora e violinista eslovaca Jana Andevska (que canta a belíssima Beautifull Drug), e o americano Chuck Brown.
Este álbum traz em sua capa, a foto estampada de um ativista Zapatista mexicano. Eric Hilton diz que “eles (Zapatistas) usam máscaras para proteger a identidade dos esquadrões da morte das facções de direita, que prendem e atiram contra eles para expulsá-los de suas próprias terras”. Essa é a mola propulsora do trabalho dos produtores, a reflexão.
As faixas tem uma sonoridade peculiarmente internacional, no sentido amplo dessa palavra, a notar pela faixa inicial do trabalho, e que tem um sinal de fábrica convidativo ao início dos trabalhos, auditivos (é lógico).

As faixas são:
1- Sound The Alarm / 2- Mandala / 3- Radio Retaliation / 4- Vampires / 5- Hare Krishna / 6- El Pueblo Unido / 7- (The Forgotten People) / 8- 33 Degree / 9- Beautifull Drug / 10- Le Femme Parallel / 11- Retaliation Suite / 12- The Numbers Game / 13- The Shining Path / 14- Blasting Through The City / 15- Sweet Tides

Façam bom proveito dessa obra de arte.
Download do álbum através link abaixo:

Um comentário: